Terça, 17 Outubro 2017 08:57

Defesa de Mestrado - PPGAO - 7/12 - Marina Teixeira

(0 votos)

Defesa de Mestrado

Título: Anúncios Orgânicos e Patrocinados: estudo sobre intenção de compra online e comportamento visual

Aluno(a): Marina Teixeira de Souza

Data: 07/12/2017, às 08h00

Local: Sala 43 - Bloco B2 - FEA-RP

Resumo: A propaganda em sites de pesquisa utilizando anúncios orgânicos e patrocinados corresponde a uma estratégia de Marketing que propicia a interação entre empresas e seu público alvo a partir da utilização de palavras-chave ao efetuar a pesquisa online, dessa forma, os sites de pesquisa agem como intermediários entre necessidades dos consumidores e o grande número de informações disponíveis nas páginas da web. Assim, este estudo tem como objetivo verificar como é a relação entre atenção aos anúncios orgânicos e patrocinados e tipos de comportamento visual acerca da intenção de compra online. Foi realizada uma revisão da literatura sobre os Canais de Comunicação Online, Anúncios Orgânicos e Patrocinados bem como a utilização e eficácia desses tipos de anúncios, também foi abordado sobre a Intenção de Compra Online, Tipos de Comportamento Visual e, por fim, foi traçada a relação entre esses fatores. Na sequência, a partir da coleta de dados primária realizada com 100 estudantes da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) – foi realizado um estudo quantitativo e descritivo utilizando o equipamento eye-tracking seguido da aplicação de um questionário. Utilizou-se a técnica estatística de Regressão Logística com Efeito Aleatório, que permite verificar o comportamento de um indivíduo em cenários diferentes e atender aos objetivos do estudo. A partir da análise, foi possível verificar que os indivíduos têm maior tendência a optar por Anúncios Patrocinados dos sites de pesquisa e que esse fato está positivamente relacionado à atenção visual e independe do tipo do Comportamento Visual que possui. Esses resultados fornecem informações relevantes acerca de apresentação de anúncios em sites de pesquisa, além de proporcionar reflexões teóricas para pesquisas nessa área.

Departamento de Administração

Lido 175 vezes Última modificação em Quinta, 16 Novembro 2017 11:27