Agenda Qualificações e Defesas

  • Alexandre de Castro Moura Duarte Open or Close

    Data:   25/08/2017, às 9:00
    Local: Sala 43, bloco B2 da FEA-RP
    Título: Proposta de boas práticas de operação que colaborem para a eficiência técnica das usinas de açúcar e etanol
    Autor: Alexandre de Castro Moura Duarte

     

    Banca: Prof(a). Dr(a). Alexandre Pereira Salgado Junior (Presidente)

    Prof(a). Dr(a). Marcos Fava Neves (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA/RP)

    Prof(a). Dr(a). Marcio Mattos Borges de Oliveira (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA/RP)

    Prof(a). Dr(a). Kleber Francisco Espôsto (Escola de Engenharia de São Carlos - EESC / USP)

    Prof(a). Dr(a). Antônio Carlos Pacagnella Júnior (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP)

    Prof(a). Dr(a). Silvio Hiroshi Nakao (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA/RP)

     

    Resumo: A cadeia produtiva do setor sucroenergético é de grande importância para o desenvolvimento do país, chegando a representar quase 2% do PIB. Uma importante contribuição do setor sucroenergético para a economia brasileira atual é relativa à produção de energia renovável. Na matriz energética primária do Brasil, a energia renovável participa com uma importante parcela de 46,9% comparado com 6,1% que os países participantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) consomem, e ainda, é maior que a parcela de energia renovável consumida no mundo (13,2%). Do total de 46,9% da energia consumida brasileira, 18,8% é derivada da cana-de-açúcar, seguida por 13,9% de energia hidrelétrica e 10,2% de carvão O aumento da eficiência técnica é um relevante fator para a competitividade do setor e, apesar de o Brasil ocupar uma posição de destaque na produção de bioenergia, as usinas de açúcar e etanol vêm enfrentando uma grave crise culminando com uma retração da produção e o fechamento de diversas plantas industriais. A eficiência técnica industrial é o principal indicador de desempenho de uma usina de açúcar e etanol, podendo ser traduzida como a porcentagem dos açúcares da cana que são recuperados e transformados em açúcar, etanol e outros produtos. Desta forma, dada a crise atual do setor, do aumento da concorrência e da otimização da produtividade, as unidades produtivas necessitam aumentar sua eficiência em relação ao uso de insumos. Com o intuito de contribuir para a melhoria da eficiência e competitividades das usinas de açúcar e etanol, definiu-se como objetivo geral desta tese a proposta de boas práticas de operação que colaborem para o aumento eficiência técnica das usinas. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados envolveram uma abordagem quantitativa e qualitativa. Na primeira etapa, foi utilizada a técnica Análise Envoltória de Dados (DEA), em conjunto com a análise de quintil e regressão multilinear truncada, para que fosse possível realizar uma análise das informações oriundas da base de dados utilizada e fornecida por uma empresa da região de Piracicaba. Em um segundo momento, foi realizado um estudo de caso em uma usina tida como eficiente na região de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, e uma entrevista com dois especialistas em processos de produção de açúcar e etanol visando entender o porquê de determinadas usinas serem mais eficientes do que outras. Por fim, as informações advindas de ambas as etapas foram cruzadas e analisadas, chegando-se à proposta de boas práticas operacionais, que provavelmente podem gerar aumento da eficiência técnica e, consequentemente, ganhos de competitividade às usinas de açúcar e etanol.

  • Elisa França Leôncio Alves Open or Close

    Data: 28/08/2017, às 14h00
    Local: Sala 43, bloco B2 da FEA-RP
    Título: Diagnóstico em BPM: uma investigação longitudinal sobre os resultados da aplicação da Árvore da Realidade Atual em uma UPC
    Autor: Elisa França Leôncio Alves

    Banca: Prof(a). Dr(a). Silvia Inês Dallavalle de Pádua (Presidente)
    Prof(a). Dr(a). Sérgio Luis da Silva (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar) - videoconferência
    Prof(a). Dr(a). Janaina Mascarenhas Hornos da Costa (Escola de Engenharia de São Carlos - EESC / USP) - videoconferência
    Prof(a). Dr(a). Sonia Valle Walter Borges de Oliveira (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA/RP)

    Resumo: As organizações vão sempre estar passando por algum tipo de desafio que possa comprometer sua sobrevivência no mercado. Desta forma, o BPM (Business Process Management), ou o Gerenciamento de Processos e Negócios, surge à organização como forma de proporcionar efeitos positivos. BPM vem sendo adotado por um crescente número de organizações, pois possibilita uma maior facilidade de adaptação à contínua necessidade das mudanças requeridas pela dinâmica do mercado e seus consumidores. Visando a melhoria dos processos, dentro de um ciclo que envolve BPM, tem-se a etapa de diagnóstico de processos. Esta é uma etapa muito importante no âmbito de desenvolvimento e mudança organizacional, pois, auxilia na detecção de problemas e, com base na análise de processos, fornece de condições para melhorias. Para análise destes processos, uma ferramenta de diagnóstico investigada e recomendada pelos pesquisadores de BPM é a Árvore de Realidade Atual (ARA), que, advinda da Teoria das Restrições, busca solucionar as restrições ou pontos de gargalos. Esta teoria propõe o melhoramento contínuo empresarial dos processos, através da eliminação das suas restrições, ou seja, tudo o que limita a organização de atingir o seu objetivo Tendo em vista o aumento da participação das UPCs (Unidade de Pesquisa Clínica) brasileiras em pesquisas clínicas internacionais, este estudo deve fornecer subsídios aos gestores de UPCs em relação à efetividade das práticas administrativas passíveis a serem adotadas. A partir do exposto, esta pesquisa objetivou-se em investigar os tipos de mudanças e melhorias que ocorreram após um diagnóstico por meio da ARA.

  • Marcelo Elias dos Santos Open or Close

    Área : Administração de Organizações 

    Data : 01/09/2017, às 09h00

    Local : Sala 41, do Bloco A da FEA-RP

    Título :"Desenvolvimento sustentável e o fornecimento de produtos da biodiversidade nas comunidades tradicionais da Amazônia"

    Autor (a) : Marcelo Elias dos Santos

    Banca : Prof(ª). Dr(ª).  Lara Bartocci Liboni Amui (Presidente/Orientador (a))

                 Prof(ª). Dr(ª). Sonia Valle Walter Borges de Oliveira (FEA-RP) 

                 Prof(ª). Dr(ª). Luciana Oranges Cezarino (UFU-FAGEN-MG) skype